Problema
Um grupo de médicos chegou e me apresentou suas dores e problemas: 1) Saúde precária no Brasil, 2) Dificuldade em encontrar e organizar dados e históricos de pacientes, 3) Falta de tempo hábil para estabelecer uma conexão médico/paciente a ponto do enfermo abrir o jogo em relação a seu histórico pessoal e familiar para um melhor diagnóstico por parte do médico. Resumindo: baixíssima otimização de tempo no dia-a-dia do médico e os pacientes ficam muito perdidos sem ter/saber o que fazer. Como solução, eles idealizaram um aplicativo que englobava muitas áreas e um banco de dados enorme para, enfim, resolver o problema da saúde do Brasil. 
Me apresentaram o board abaixo, com tudo que queriam fazer. 
Descoberta
A partir do Board e de conversas iniciais sobre o dia-a-dia de um hospital e clínicas de saúde, começamos a quebrar a cabeça de como isso pode chegar no mercado. E, organizando tudo, decidimos começar do zero. Percebemos logo de cara que precisaria ser melhorado: a marca. Com isso e universo visual renovado e mais dentro dos objetivos (não vou entrar muito em detalhes sobre isso aqui, pois o foco é outro). Partimos para as próximas etapas para chegar à solução ideal.
Benchmark
A primeira etapa foi o Benchmark. Afinal, precisávamos analisar o que o concorrente direto ou indireto está fazendo. Quem são? Tem site? Tem app? Quais as soluções que ele possui? Como as pessoas chegam até ele? Mecanismos, processos... Essas são algumas das perguntas que podemos fazer nessa etapa com o objetivo de gerar insights e melhorias nas ferramenta/soluções que vamos propor.
Card Sorting
Depois de analisarmos a concorrência, fizemos mais uma reunião, dessa vez pra pegarmos inshights do público e do produto em si. Através da técnica de Card Sorting (totalmente online, através da ferramenta: https://mural.co/) e com uma equipe multidisciplinar, conseguimos gerar visões muito diversas sobre o produto. E no final, percebemos que tínhamos na mão algo extremamente complexo para resolver e mais ainda pro público final usar. Afinal, não adianta você entregar uma ferramenta super poderosa nas mãos de alguém e falar: use. Tem que educar, ensinar, mostrar a ele que essas ferramentas podem ser úteis no dia-a-dia dele. A partir daí, tomamos a decisão de dividir em vários produtos. Um único app virou SEIS novos produtos. Alguns são complementares, mas no geral são 6 frentes diferentes:
Definição e personificação do público-alvo
Com tanta diversidade de produtos, tínhamos o desafio de definir cada público que precisávamos atingir. Pode acontecer de termos mais de um público ou persona para um mesmo produto. Como o desenvolvimento do sistema era extremamente complexo, dividimos o foco por player. Abaixo, são os pontos de partida de cada área que queremos atingir, obviamente fica muito mais detalhado que abaixo. Nessa etapa descobrimos quem são, idade, o que fazem, etc... (Falar mais sobre a construção de personas - Ferramentas?)
Vamos focar apenas no primeiro produto, sendo um app para usuários e pacientes. Começamos definindo o público de forma bem abrangente assim e vamos personificando as pessoas que representarão esse grupo. Definimos sexo, faixa etária, dores e o que fazem. Nesse caso, tivemos mais de uma persona, para realmente atingir a massa de clientes da saúde pública e privada. 
Pesquisas
Agora precisamos conhecer esses públicos de uma maneira mais detalhada. Nessa etapa entramos de cabeça nas pesquisas. Afim de encontrar a real necessidade do público, para isso contamos com as ferramentas: https://answerthepublic.com/ e https://docs.google.com/forms/. Abaixo alguns resultados interessantes:
Prototipação
Jornadas de uso
Esboços
Wireframe
Styleguide
Layout
Protótipo
Validação
Testes com usuários
MVP e mais testes...
Definimos as funções básicas para fazer o MVP rodar. Atualmente ele está em fase de testes em alguns hospitais de São Paulo. As validações seguem sendo feitas, a ponto de otimizar a jornada de compra, uso e suporte ao usuário.
Nos próximos capítulos, conto um pouco sobre os outros produtos que compõe a marca. Se tiver interesse, basta clicar no botão abaixo.